1070x120

Denise (MT), 13 de dezembro de 2019 - 07:46

? ºC Denise - MT

Política

01/11/2019 19:35

Após suspeita de desvio de recurso e ser preso: Ex-prefeito paga fiança e é solto em MT

O ex-prefeito de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, foi solto na terça-feira (29), após pagamento de fiança no valor de R$ 9,9 mil. Gaspar Lazari estava preso desde o dia 22 de agosto, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, suspeito de participar de um esquema de desvio de recursos públicos por meio de fraudes em licitações.

O ex-prefeito durante a segunda fase da Operação Tapiraguaia, deflagrada pela Polícia Federal. Além dele, o ex-prefeito de Serra Dourada, o ex-deputado Valtenir Pereira, advogados, assessores, engenheiros e fiscais foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com a denúncia, os prefeitos, beneficiados com os recursos federais, realizavam licitações repletas de irregularidades, combinando previamente com os empresários contratados para a execução das obras. Os políticos exigiam propinas a essas pessoas, na medida em que fossem realizados os pagamentos.

Os valores utilizados nas propinas era resultantes de medições fraudulentas. Os montantes eram repassados aos gestores municipais e ao ex-deputado, por meio de depósitos/transferências em contas de terceiros.

As investigações também apontam a emissão de cheques, entregas de dinheiro em espécie, pagamento de boletos e até de contas particulares dos gestores públicos, como contas de energia, boletos de estabelecimentos comerciais e dívida em hotéis.

No caso da Prefeitura de Confresa, as obras fraudadas teriam gerado em torno de R$ 413 mil em propina aos agentes públicos envolvidos.

 

 

AtualMT


1070x100

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo