Superbom final

Denise (MT), 18 de agosto de 2019 - 23:23

? ºC Denise - MT

Política

12/08/2019 05:33 Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo - www.olhardireto.com.br

Filhos de políticos seguem caminho dos pais e tentam desmistificar preconceito na carreira

A classe política mato-grossense, apesar de toda a renovação que existiu nas últimas eleições, ainda tem um espaço grande para sobrenomes bastante conhecidos no meio, e novos mandatos estão sendo herdados de pais para filhos, que dentro da vida pública, tentam desmistificar o preconceito que ainda existem em relação aos seus trabalhos.
 
Mato Grosso hoje conta com filhos de políticos praticamente em todas as esferas do legislativo, como em Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e até Senado, além do Poder Executivo, como é o caso do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), filho do ex-deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo.
O próprio prefeito viu na última eleição o seu filho mais velho (que tem o nome do avô, mas levou para as urnas o apelido ‘Emanuelzinho’ (PTB)) debutar com sucesso na vida pública, sendo eleito o terceiro candidato à deputado federal mais votado, com 76,7 mil votos.

Arquivo pessoal

De acordo com o chefe do Executivo, seu filho de apenas 23 anos passou a se interessar pela política cedo enquanto acompanhava seu trabalho e desde então tem mostrado uma vocação divina para lidar com a vida pública. “O Emanuelzinho foi pura vocação, puro talento. Foi o dom de Deus que tocou o coração do meu filho e eu o estimulei percebendo esta vocação divina”, afirmou.
Cumprindo seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), reeleita em 2018 como a mais votada, com 51,5 mil votos, relatou ao Olhar Diretoque seu pai, o ex-deputado estadual José Riva foi sua maior inspiração na política e que sofreu preconceito no início por carregar o seu sobrenome.
“No início sim, não só no meio político como em geral havia um preconceito. As pessoas não me conheciam, nem à minha personalidade. Lembro-me que no início do meu primeiro mandato usavam inclusive o fato de eu ser filha do Riva de forma pejorativa para tentar colar em mim uma imagem da corrupção”, disse a parlamentar, que foi eleita pela primeira vez com apenas 25 anos.

Arquivo pessoal
 
A deputada, no entanto, avalia que um jovem político até pode ser eleito pelo legado que seu pai deixou, mas no caso de ele não ter a vocação e não cortar o cordão umbilical, corre um enorme risco de nunca mais ser reeleito.
“A política é algo vocacional, está no sangue e só pode ser feita com amor porque exige entrega. Eu, com certeza devo o meu primeiro mandato ao espólio político do meu pai, mas o que eu fiz ao longo de quatro anos é o que me levou a ser reeleita com a maior votação dentre os outros deputados. Isso é mérito meu, do meu esforço e dedicação. O que eu quero dizer com isso é que seu sobrenome até pode te eleger, mas se não fizer um bom trabalho, a resposta virá das urnas”, explicou.
Na Câmara Municipal de Cuiabá, o empresário Vinicyus Hugueney (PP), filho do ex-vereador Clóvis Hugueney, que está próximo de terminar seu primeiro mandato como vereador, também compartilha do pensamento de Janaina Riva.
Ao Olhar Direto, o jovem político que pretende se reeleger em 2020, disse que sempre teve o seu pai, falecido em 2015, como espelho na política e que desde que foi eleito em 2006, com 26 anos, precisou andar com as próprias pernas para trabalhar pela população do município.

Arquivo pessoal

“Acredito que dar continuidade a vida pública do pai até ajuda, quando o pai deixa um bom legado para população. Fui eleito em 2016 por muitos eleitores que já votavam no meu pai e até hoje, por onde eu ando, nunca vi ninguém falar mal dele. Meu pai sempre me inspirará, mas agora eu sou o político e preciso fazer o meu trabalho de forma séria se quiser permanecer em um cargo público”, finalizou.
Além de Vinicyus Hugueney, a Câmara de Cuiabá também conta com Justino Malheiros (PV), filho do ex-deputado estadual João Malheiros e Juca do Guaraná Filho (Avante), filho do também ex-vereador Juca do Guaraná.
No Senado, Jayme Campos (DEM), filho do ex-prefeito de Várzea Grande Julio Domingos de Campos, completa a lista de filhos de políticos que hoje exercem mandatos públicos.

Fb img 1544175875577Img 20190104 wa001820190116 100549Superbom estatico
Superbom final

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo