Denise (MT), 30 de março de 2020 - 11:02

? ºC Denise - MT

Mundo

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 19/02/2020 08:57

Simpósio em MT poderá selar novas parcerias com a China

Câmara Setorial da ALMT vai organizar o evento. Aproximadamente 80% da produção estadual são exportadas para o mercado chinês

Por Itimara Figueiredo/ALMT

 

A Câmara Setorial de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa recebeu aval do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), para realizar um simpósio, em data a ser divulgada, com a participação de empresários chineses em Mato Grosso. Objetivo é selar novas parcerias atraindo investimentos em logística, infraestrutura, bem como ampliar a exportação da produção mato-grossense.

A confirmação foi feita ontem (17), durante visita do diretor da Associação das Empresas Chinesas no Brasil, Tian Dong, ao presidente Botelho. Também participaram a diretora Comercial de Relações Internacionais das Empresas Chinesas, Amanda Machado; o presidente e o relator da Câmara Setorial de Relações Internacionais da ALMT, economista Maurício Munhoz e Rafael Bastos, respectivamente, e do diretor de Prospecção e Projetos da Agência de Fomentos – Desenvolve MT, Willian Moraes.

O presidente Botelho destacou o intercâmbio através da Câmara Setorial da ALMT com a China, que poderá ampliar a relação comercial. “Essa relação tem que ser maior. Estamos programando um simpósio para trazer os empresários chineses aqui em Mato Grosso, para verem as oportunidades que têm aqui e que podem investir”, afirmou, ao destacar o interesse da China em investir em importantes setores, inclusive, ferrovia.

Na oportunidade, o diretor Tian Dong disse que o cenário comercial é favorável, especialmente para Mato Grosso que se destaca pela pujante produção de soja, enquanto a China é a maior compradora do produto. Defende que a parceria poderá resultar em melhorias à infraestrutura e logística, um dos grandes gargalos do estado para o escoamento da produção.

A XCMG fabrica máquina de construção e poderia ajudar melhorar muito a estrutura do estado porque para soja, como mercadoria de commodities, a logística faz muito peso no custo e isso também poderia aumentar muito competitividade da soja brasileira, ou seja, de Mato Grosso. Vejo essa oportunidade que poderá melhorar essa estrutura, principalmente de estradas”, disse o diretor.

Para ele, a partir de agora o país voltará a crescer, promovendo o surgimento de parcerias públicas e privadas. Dong destacou que aproximadamente 80% da produção mato-grossense são exportadas para a China, que tem 1,4 bilhão de pessoas, movimentando cerca de U$ 100 milhões por ano, daí a importância do apoio da Assembleia Legislativa à aprovação das normas para a consolidação das relações internacionais.

“Como empresa que trabalha dentro de um país é importante respeitar a legislação. É muito importante o papel do presidente e da Assembleia para que possamos trabalhar regular e legal”, assinalou.

O presidente da Câmara Setorial de Relações Internacionais, economista Maurício Munhoz, disse que a relação com o mercado chinês já tem 20 anos, mas pode ser melhorada com a venda de outros produtos, a exemplo da produção da agricultura familiar. Ideia que também será abordada na rodada de negociação.

“O presidente Botelho encampou com muita ênfase a ideia de criação de uma mesa de negócios, ou seja, trazer as empresas associadas para negociarem aqui diretamente com o agronegócio, com as empresas da construção civil e outros segmentos. A ideia é amadurecer essa relação”, informou o economista, ao ressaltar que essa será uma oportunidade para Mato Grosso sair da produção primária, aquecendo o mercado industrial.

“Esse é um esforço até nesse sentido. Ele [Dong] nos disse que tem uma empresa de drone querendo vir pra cá. Então, vamos tentar através da mesa de negócios agilizar essas questões para atrair novos investimentos, fazer essa transformação de maneira mais efetiva, criativa”, concluiu Munhoz.

Fotos: Maurício Barbant/ALMT


1070x100

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo