Denise (MT), 19 de fevereiro de 2020 - 18:50

? ºC Denise - MT

Mundo

30/05/2019 10:33

Terremoto atinge El Salvador e gera alerta de tsunami

Um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter, com epicentro no litoral do Pacífico, sacudiu El Salvador nesta quinta-feira (30), sem que até o momento tenha informações sobre vítimas ou danos materiais, mas gerou alerta de tsunami, segundo informações do Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais (MARN).

O tremor foi registrado às 3h06 (horário local, 6h06 de Brasília), teve uma profundidade focal de 48 quilômetros e seu epicentro foi localizado na costa do departamento de La Libertad.

Após o potente sismo, o diretor-geral da Defesa Civil, Jorge Meléndez, afirmou em entrevista à “Rádio Nacional” que não foram registrados “danos generalizados” e pediu calma à população.

O MARN reportou pelo menos sete réplicas com magnitudes de entre 4,1 e 5 graus após sismo principal e são esperadas “variações do nível de mar de até 30 centímetros” em todo litoral salvadorenho.

Por sua vez, o vice-ministro de Educação, Francisco Castaneda, anunciou a suspensão das aulas nas escolas próximas ao litoral.

A Defesa Civil indicou nas redes sociais que zonas do departamento de San Salvador e Usulután (leste) estão sem energia elétrica e que a principal estrada que conecta o centro com o oeste do país foi fechada por riscos de desmoronamento.

Em El Salvador, a maioria dos tremores têm origem em águas do Oceano Pacífico e a maior profundidade, por isso em algumas ocasiões são imperceptíveis para a população.

No entanto, os que se originam próximos à superfície são mais sentidos e danosos, por isso que geram preocupação entre os moradores.

Agoramt


1070x100

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo