Denise (MT), 27 de setembro de 2020 - 22:24

? ºC Denise - MT

Galeria de Fotos

01/10/2018 23:51

Equipes de Saúde de Denise realizaram conscientizações no Setembro Amarelo

O mês de setembro é voltado para um amplo trabalho de Prevenção e Conscientização ao Suicídio.

E, neste mês que é mundialmente conhecido como ‘Setembro Amarelo’, três Equipes de Saúde da Família do município de Denise, deram as mãos para aderir a Campanha, levando em consideração a importância de se falar sobre esse assunto, realizando várias atividades, sob a coordenação da enfermeira Raphaela Perim e da psicóloga Isabella Sena Viveiros. A ação contou com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.

As atividades ocorreram nos dias 17, 18 e 19 com a Capacitação e Aperfeiçoamento para Agentes Comunitárias de Saúde e Endemias, sobre o tema: Saúde Mental - os sofrimentos mentais mais comuns, Depressão e comportamento Suicida.

Já no dia 21 pela manhã houve a "Caminhada Pela Vida, com saída da Unidade do Boa Esperança e término na praça Brasília, contando com a participação dos alunos e professores da Escola Municipal Neide de Oliveira Brito, como também da comunidade.

Em parceria com a direção e coordenação da Escola Joaquim Augusto, houve Circuito de Palestras com a psicóloga Isabella, no dia 24, durante o dia e a noite, onde fora abordado o tema da Campanha, atendendo assim, aproximadamente 400 alunos.

No dia 26, as equipes realizaram ‘Pit Stop em prol da Vida’, com o intuito de sensibilizar a população para a importância da campanha, conscientizar e oferecer ajuda profissional.

E na última sexta-feira, dia 28, na Câmara Municipal de Vereadores, durante a tarde, ocorreu o encerramento do Setembro Amarelo, onde puderam contar com a participação de convidados especiais, como o diretor da Escola Joaquim Augusto, Luiz Carlos, o pastor Ediney Madeira e o psicólogo Danilo Mattos.

SOBRE - Segundo a Organização Mundial da Saúde-OMS, o Suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a OMS afirma que o Suicídio tem prevenção em 90% dos casos.

É uma questão de saúde pública, pois a pessoa passava por um sofrimento psíquico e não recebeu ajuda a tempo.  Falar, quebrar tabus, superar estigmas e senso comum, alertar a população e conscientizar, são tarefas cotidianas, mas, no Setembro Amarelo ganham sentido especial por meio da Campanha.

 

REDAÇAO


1070x100

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo