Denise (MT), 01 de março de 2021 - 03:40

? ºC Denise - MT

Curiosidades

06/02/2021 07:56

Segundo caso de cura do HIV foi confirmado.

De acordo com um estudo publicado pela revista científica “The Lancet”, um segundo caso de cura do HIV foi confirmado. O paciente, em resumo, foi submetido a um transplante de células-tronco e não apresenta mais sinais de infecção.

Os dados vieram de uma pesquisa de cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Eles indicam que não há mais sinais do vírus HIV nas amostras de sangue do paciente. Ele está a 30 meses (dois anos e meio), sem realizar o tratamento antirretroviral contra o HIV.

“Sugerimos que nossos resultados representam uma cura do HIV”, afirmaram os especialistas. Foram avaliadas amostras de sangue, esperma e tecidos.

Em entrevista à agência AFP, um dos responsáveis pelo estudo, o professor Ravindra Gupta, disse que foram testados todos os lugares onde o vírus poderia ter se escondido. De acordo com ele, praticamente todos os testes deram negativo.

Foram encontrados restos do DNA do vírus em algumas amostras do paciente. Mas, segundo os estudiosos, trata-se de “resquícios fósseis”, incapazes de reproduzir o HIV.

“É difícil imaginar que todos os vestígios de um vírus que infecta bilhões de células foram eliminados”, afirmou o professor Ravindra Gupta.

Neste segundo caso de cura do HIV registrado, foi feito um procedimento que também foi realizado no primeiro curado, em 2011. Foram feitas, em suma, duas sessões de transplante de células-tronco. As células vieram de pessoas que têm um gene resistente ao vírus.

Com a tática, a intenção é tornar o vírus incapaz de se replicar no organismo. As células de defesa do paciente, são substituídas pelas do doador no processo. O procedimento é arriscado, segundo os responsáveis.

“Temos que colocar na balança a taxa de mortalidade de 10% para um transplante de células-tronco. Não é um tratamento que seria oferecido amplamente a pacientes com HIV que estejam em um tratamento antirretroviral de sucesso”, salientou o professor Gupta.

Fonte: https://www.curiosidades.com.br/2020/03/segundo-caso-de-cura-do-hiv/


1335x100

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo