Denise (MT), 19 de janeiro de 2021 - 21:14

? ºC Denise - MT

Curiosidades

28/12/2020 07:10 www.casablancaturismo.com.br

10 curiosidades sobre o Réveillon

Comemorar o reveillon significa para muitas pessoas cumprir rituais que trazem sorte e alegria no ano que chega. A origem dessas tradições remontam muitos anos, e até séculos. Veja algumas curiosidades sobre a noite mais divertida do ano!

 

1 – A palavra: Réveillon

 

A palavra francesa “réveillon” deriva do verbo “réveiller”, que significa acordar. Ela era usada no século 17 para designar jantares longos e chiques realizados durante o ano. Com o tempo, acabou popularizando-se como sinônimo da festa de passagem de ano.

2 – “Adeus, Ano Velho!”

ano-novo

É a música mais famosa do Reveillon brasileiro. Ela foi feita em 1951 por Chico Alves, com letra de David Nasser.

3 – Pular sete ondas

pular-ondas

Esse hábito veio do candomblé. Para os adeptos do candomblé, o sete é um número mágico e a maré simboliza o contato com a divindade mãe de todos os orixás.

4 – Feriado mais antigo

babilonia

O Ano Novo é o feriado mais antigo do mundo. Ele já era comemorado na Babilônia 4 mil anos atrás.

5 – Dia da paz

dia-da-paz

Em 1968, o papa Paulo 6º escreveu uma mensagem lançando a ideia da comemoração do Dia Mundial da Paz. A data de 1º de janeiro é reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia da Confraternização Universal, ou seja, do diálogo e da paz entre os povos

6 – Promessas

dieta-reveillon

As promessas feitas na passagem de ano não são uma tradição recente. Os babilônios já as faziam há 4 mil anos. Eles juravam que, tão logo acabassem as festas, devolveriam equipamentos de agricultura que haviam sido emprestados por amigos.

7 – Romanos

roma-reveillon

Os romanos começaram a tradição de trocar presentes na véspera do Ano Novo. Eles davam mudas de árvores sacradas uns aos outros, como símbolo de boa sorte. Até hoje a tradição permanece.

8 – Quebrar pratos na véspera

pratos

Na Dinamarca, era sinal de sorte encontrar louças quebradas na porta de entrada de casa no dia do Ano Novo. Por isso, os dinamarqueses costumavam quebrar pratos na véspera do Ano Novo e colocá-los na porta da casa dos amigos

9 – Réveillon no cemitério

cemitério

Em Talca, uma pequena cidade chilena localizada a 255 km de Santiago, os moradores têm o costume de passar o Ano Novo no cemitério, junto aos familiares mortos. As portas do local se abrem sempre às 23h45 do dia 31 de dezembro, para que as pessoas possam virar o ano ao lado das tumbas.

10 – Último Réveillon do mundo

samoa

O último lugar do mundo a comemorar a chegada do novo ano é Samoa, no Oceano Pacífico. O primeiro é a Ilha Pitt, na costa Oriental da Nova Zelândia


1335x100

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo