Grande parte dos smartphones no Brasil possuem espaço para dois chips, mas isso não resolve muita coisa se não for possível instalar duas contas do WhatsApp no mesmo celular. Mas a boa notícia para quem quer separar a vida profissional da pessoal é que é possível, sim, ter duas contas do mensageiro no mesmo dispositivo Android . 

Por padrão, o WhatsApp não permite a criação e utilização de mais de uma conta no mesmo smartphone. Mas existem três maneiras de driblar esta regra, e duas delas sequer envolvem aplicativos não-oficiais. 

Antes de realizá-las, é interessante checar se o seu backup de conversas está em dia no aplicativo , a fim de não perder nenhum dado durante as transições. Para isso, clique nos três pontinhos no canto direito superior do WhatsApp, vá em “configurações”, depois em “conversas” e em “backup de conversas”. Por fim, toque em “fazer backup”.

WhatsApp + WhatsApp Business

Uma das maneiras de ter duas contas do WhatsApp no celular é fazendo o download do WhatsApp Business . A versão corporativa do aplicativo tem algumas diferenças em relação ao mensageiro padrão, mas pode ser uma boa opção para quem usa o WhatsApp também para o trabalho e quer manter as conversas separadas. 

Para as duas contas funcionarem corretamente, é preciso utilizar números de telefone diferentes. Para isso, o usuário pode ter dois chips no celular. 

Mas essa não é a única saída. Para quem não tem um celular dual chip, também é possível adicionar um número de telefone fixo ao WhatsApp Business. Para isso, basta selecionar “me ligue” ao invés de “enviar SMS” na hora de confirmar o número de telefone. 

WhatsApp duplicado de forma nativa

Outra forma de ter duas contas do WhatsApp no mesmo celular é duplicando o aplicativo. Assim, ele fica disponível para criar duas contas separadas. Algumas fabricantes, como a Samsung , possuem formas nativas de duplicar o WhatsApp, facilitando a operação. Nesse caso, é preciso ter dois chips no celular.

No caso da Samsung, o caminho é acessar as configurações do dispositivo e clicar “recursos avançados”. Depois, vá até “dual messenger” e selecione o WhatsApp. Surgirá uma tela perguntando se o usuário deseja instalar o aplicativo secundário do WhatsApp. Depois de clicar em “instalar”, um novo app estará disponível para acessar o mensageiro através de outra conta. 

Outras fabricantes possuem recursos similares, mas com nomes diferentes. Veja como encontrar:

  • Xiaomi: Configurações > Dual Apps
  • Asus: Configurações > Twin apps
  • Huawei e Honor: Configurações  > App Twin

WhatsApp duplicado usando aplicativo

Para quem não quer usar o WhatsApp Business e não tem o recurso de duplicação de aplicativos de forma nativa no celular, a opção é baixar um aplicativo terceiro que realiza a operação. Vale lembrar que essa não é uma opção oficial nem do WhatsApp nem das fabricantes, e que também só funciona em celulares com dois chips. 

Algumas opções são o  Parallel Space e o 2Accounts . Ambos os aplicativos servem para duplicar diversas aplicações, incluindo o WhatsApp. Depois de realizar a cópia, é preciso se cadastrar no novo WhatsApp, mantendo a conta no antigo. Também dá para deixar os ícones das duas contas do mensageiro disponíveis na tela principal do celular.