Denise (MT), 07 de junho de 2020 - 06:13

? ºC Denise - MT

Curiosidades

16/06/2020 07:00 www.hipercultura.com

As 40 maiores curiosidades sobre gatos que você vai amar saber!

Existem registros arqueológicos que revelam a relação entre gatos e humanos datando mais de 9.500 anos atrás. Mas em todo esse tempo, será que nós os domesticamos ou foram eles que nos domesticaram?

Com seus hábitos noturnosinstintos de caça e corpo resistente a grandes quedas, os gatinhos são animais domésticos que não param de nos surpreender, pois possuem curiosidades pra lá de interessantes e peculiares. Confira agora 40 delas!

Curiosidades sobre gatos para educação infantil

1. Os gatos são considerados uma espécie invasiva. Isso acontece porque eles são ótimos caçadores e já foram responsáveis pela quase extinção de diversas espécies de pássaros, anfíbios e roedores em várias partes do mundo.

2. A maior parte dos gatos são intolerantes à lactose. Apesar de filmes e desenhos animados mostrarem gatos consumindo leite como principal alimento, após a fase de amamentação, os gatinhos podem produzir menos enzimas de lactase, isso quer dizer que eles estão prontos para começar a receber alimentos sólidos.

3. Gatos eram sagrados no Egito Antigo. Eles eram considerados semi deuses e eram adornados com jóias e alimentados em abundância. Era comum que após a morte dos gatos, eles fossem mumificados por seus donos.

4. Os gatos atingem a idade “adulta” nos dois primeiros anos. Com apenas 1 ano o seu gatinho tem o equivalente à 15 anos na “escala humana”. Aos dois anos ele já teria 24 anos! A cada ano após estes dois primeiros, eles envelhecem de 4 em 4 anos a mais que você.

5. Gatos podem emitir mais de 100 sons diferentes. Eles costumam utilizar estes sons com humanos com muito mais frequência do que com outros gatos. Com seus amigos felinos, a comunicação é mais física, através do contato, lambidas e olhares.

hipercultura-curiosidades-sobre-gatos-02

6. Estudos revelaram que o som conhecido como “ronronar” é uma forma de autocura para os gatinhos. Esses ruídos são realizados pelos felinos em uma frequência de 22 e 30 Hz, a mesma frequência que ossos e músculos se auto regeneram.

7. Os gatos possuem 24 ossos a mais que os humanos. Com 234 ossos em seu pequeno corpo, os gatos conseguem pular de grandes alturas, assim como entrar e se esconder em pequenos espaços.

8. As garras traseiras de um gato não são tão afiadas quanto as dianteiras. Isso acontece porque as traseiras não retraem e se tornam mais gastas ao longo dos anos.

9. Gatos podem se hidratar com água salgada. O fígado desses felinos é capaz de filtrar o sal da água e conseguir hidratá-los de forma eficiente.

hipercultura-curiosidades-sobre-gatos-06

10. Gatos possuem excelente visão noturna. Eles têm entre 6 e 8 vezes maior quantidade de células rod nos olhos, que são sensíveis a baixa quantidade de luz. Isso permite com que eles enxerguem muito melhor a noite do que nós.

12. Gatos domésticos compartilham 96% de seus genes com os tigres. Isso explica o porquê de mesmo os gatinhos domésticos mais adoráveis apresentarem instintos de caça.

13. Ao contrário dos cachorros, os gatos não conseguem sentir o sabor doce. Estudos apontam para uma mutação em seus receptores do paladar.

14. Veterinários apontam que cebola, tomates verdes, batatas cruas, chocolate, alho, uvas passas e uvas comuns nunca devem ser oferecidos aos gatos. Outras substâncias tóxicas aos felinos domésticos são tylenol e aspirina, assim como muitas plantas que possuímos em casa. Por isso, devemos ficar de olho no que nossos gatinhos estão ingerindo.

hipercultura-curiosidades-sobre-gatos-03

15. O bigode dos gatos atuam como receptores de sensações. Essa parte dos gatinhos está ligada diretamente ao seu sistema muscular e nervoso, dando-lhes informações sobre o que está a sua volta. Por isso não é recomendado cortar os bigodes dos gatinhos, pois eles podem ficar extremamente desorientados e assustados.

16. Os gatos suam através de suas patinhas. Essa é uma das formas que eles têm de controlar a temperatura quando está muito quente.

17. Gatos machos normalmente utilizam a pata esquerda para realizar tarefas, enquanto que as fêmeas costumam utilizar a pata direita. Alguns estudos sugerem que essa diferença ocorre devido a quantidade de feromônio que um gatinho possui em seu corpo.

18. Os gatos conseguem sim ver cores, mas eles não possuem células cônicas vermelhas, por isso não enxergam as cores vermelho e rosa. Contudo, eles possuem células cônica verdes, que permite com que eles enxerguem as cores amarelo, verde e azul.

Curiosidades sobre gatos e seus donos

hipercultura-curiosidades-sobre-gatos-01

19. Gatos treinam os humanos mais do que nós treinamos eles. Um estudo revelou que o miado dos gatos é utilizado para imitar a frequência de choro de bebês, dessa forma, eles conseguem chamar a atenção dos seus donos e conseguir o que querem.

20. Já se perguntou o porquê do seu gato esconder as fezes na areia? Eles fazem isso para esconder o seu próprio cheiro. Em um ambiente selvagem, esse comportamento ajuda com que eles evitem predadores de encontrá-los e até mesmo de outros gatos descubrirem seus territórios.

22. Os gatos se esfregam em móveis, cantos da casa e até mesmo em você para marcar seus territórios. É claro que se ele tende a fazer isso com certa regularidade, também pode ser uma expressão de confiança e carinho.

23. Se o seu gato já te levou um animal morto de presente ele tem um recado: você é um péssimo caçador. Isso acontece porque os gatos costumam ensinar seus filhotes a caçar levando suas presas até eles. Quando os gatinhos não possuem filhotes, eles fazem o mesmo com seus donos.

24. Humanos e gatos possuem praticamente as mesmas partes do cérebro que controlam emoções.

25. Gatos se lambem para remover o cheiro de seus donos. Além de ser uma espécie muito asseada, os gatos se lambem para remover o cheiro que você deixou neles. Se você tem um gatinho em casa, pode reparar que ele vai lamber exatamente a parte que você tocou nele.

Curiosidades sobre gatos recordistas

hipercultura-curiosidades-sobre-gatos-05

26. De acordo com o Livro dos Recordes, o gato mais rico do mundo tem o equivalente a 13 milhões de dólares. O afortunado se chama Blackie, que herdou a quantia de sua dona em 1988.

27. Um gato italiano chamado Barivel é hoje o maior gato doméstico do mundo de acordo com o Livro dos Recordes. Em 2018, o felino estava com 120cm e isso aos dois anos de idade. Ele é da raça maine coon, conhecida por seu crescimento acima da média para os gatos domésticos.

28. menor gato do mundo mede 13,34 centímetros e se chama Lilieput. De acordo com o Livro dos Recordes, o gatinho é da raça Munchkin e mora na Califórnia nos Estados Unidos.

29. O gato mais velho do mundo já registrado pelo Livro dos Recordes se chamava Crème Puff, proveniente do Texas nos Estados Unidos. O gatinho viveu 38 anos e três dias.

30. Um gato chamado Hamlet viajou cerca de 600.000 quilômetros escondido em um avião. Ele passou sete semanas atrás de uma painel da aeronave e se tornou o gato mais viajado de todo o mundo.

Outras curiosidades sobre gatos

hipercultura-curiosidades-sobre-gatos-07

31. O primeiro felino enviado para o espaço foi uma gata francesa chamada Félicette, também conhecida como Astrocat. Em 1963, a França mandou a gatinha para a jornada e implantou eletrodos em seu cérebro com o propósito de captar seus sinais neurológicos. Felizmente, ela retornou viva da viagem.

 

32. Um gatinho russo chamado Masha salvou a vida de um bebê. No violento inverno russo, o gato encontrou o bebê em uma caixa de papelão e entrou nela para mantê-lo aquecido.

33. Nos parques da Disney, existem cerca de 100 gatos que ajudam a controlar a infestação de ratos. Eles são vacinados, possuem etiquetas e os funcionários dos parques cuidam com muito carinho deles.

34. Parece mentira, mas um gato concorreu ao cargo de prefeito no México. O gato se chama Morris e concorreu à posição na cidade de Xalapa. A página no Facebook dele tinha mais de 100.000 seguidores na época da eleição. As pessoas dizem que sua popularidade aconteceu devido a insatisfação da população com a corrupção que assolava a cidade.

35. De acordo com uma antiga lenda hebraica, Noé rezou para que Deus protegesse a comida que levou na arca. Os alimentos estavam ameaçados de contaminação pelos ratos que também se encontravam na embarcação. Como ajuda, Deus fez o leão espirrar, do felino saiu um gato.

36. Gatos não possuem 7 vidas, mas é reportado que um deles caiu de uma altura de 32 andares e sobreviveu, tendo apenas lascado um dentinho.

37. Durante a Inquisição Espanhola, a igreja católica associou gatos à seres malignos e isso resultou na queima de milhares deles. A matança de gatos causou um aumento significativo na população de ratos na Europa, exacerbando ainda mais os efeitos da Peste Negra.

hipercultura-curiosidades-sobre-gatos-08

38. Os gatos dormem 70% de suas vidas. Se você tem um gatinho em casa, sabe que ele ama dormir. Isso acontece devido aos seus instintos de caça. Para que ele tenha energia o suficiente, eles dormem entre 13 a 16 horas por dia.

39. Todos conhecemos a história da Cinderela. Mas você sabia que na versão original italiana, a fada madrinha de Cinderela era na verdade um gato?

40. Gatos pretos são considerados azar em algumas partes do mundo, como na América Latina e América do Norte, mas são considerados provedores de sorte em outros lugares, como no Reino Unido e na Austrália.


1070x100

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo