Denise (MT), 07 de junho de 2020 - 06:54

? ºC Denise - MT

Curiosidades

16/05/2020 07:12 www.tribunadeituverava.com.br

Ano bissexto: como foi estabelecido e curiosidades

Enquanto o calendário atual se finda em 365 dias, o calendário solar termina em 365 dias e 6 horas

O ano de 2020 bissexto, pois possui um dia a mais que os anos normais. Tal diferenciação foi criada em 238 a.C. no Egito, mais especificamente em Alexandria quando acrescentaram um dia a mais no calendário, mas somente foi adotado em 45 a.C., em Roma, através do imperador Júlio César. O objetivo da criação do ano bissexto é alinhar o calendário atualmente utilizado com o ano solar, ou seja, com o movimento de translação, onde a Terra gira em torno do Sol.
Enquanto o calendário atual se finda em 365 dias, o calendário solar termina em 365 dias e 6 horas, o que faz com que haja um desarranjo que necessita de adaptação para funcionar em harmonia. Dessa forma, a cada quatro anos o mês de fevereiro ganha um dia a mais para compensar tal desarranjo. Para calcular os anos bissextos, utilizam-se tais regras: a cada quatro anos há um ano bissexto, são bissextos todos os anos múltiplos de 400 e não são bissextos os anos múltiplos de 100.
Regras básicas
Tais regras básicas determinam que a cada 400 anos existam 97 anos bissextos, porém, apesar de tantas modificações ao longo do tempo ainda existem outros problemas, pois o período que a Terra demora para realizar o movimento de translação pode variar, o que permite pequenas alterações, como por exemplo em 1972, quando o setor responsável pelo estudo do tempo acrescentou um segundo no último dia do ano.

Curiosidades do ano bissexto

O termo bissexto foi empregado por causa do acréscimo de um dia no ano, tornando-o com 366 dias, como são dois seis, originou-se o termo bissexto (dois seis).
Se a pessoa ganha por mês, anos bissextos são más notícias. Tecnicamente ela está trabalhando um dia a mais sem receber por isso, já que o salário anual é o mesmo em anos com 366 dias.
Mas há um tema mais complexo por trás disso, já que avaliar o impacto econômico em anos bissextos é complicado. A maioria das pessoas que lidam com estatísticas usa números arredondados para medir variáveis econômicas, como PIB, para fazer todos os fevereiros comparáveis.
Então, fevereiro é considerado um mês com 28 dias acrescido de um quarto de um dia todo ano, sendo bissexto ou não.


1070x100

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo