Denise (MT), 30 de setembro de 2020 - 02:08

? ºC Denise - MT

Brasil

24/08/2020 18:11 MidiaNews

MT está entre os cinco estados que terão força para sair da crise

Os dados estão contidos em um estudo elaborado pela Tendências Consultoria Integrada

 

Uma reportagem publicada no portal Terra no último domingo (23), coloca Mato Grosso entre os cinco estados do País que devem encerrar o ano de 2021 com Produto Interno Bruto (PIB) acima do nível pré-pandemia (2019).

Também integram essa lista: Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro e Goiás. O cenário, segundo a publicação, ocorrerá em razão de esses estados terem suas econômicas puxadas por commodities agrícolas e minerais.

Os dados estão contidos no levantamento feito pela Tendências Consultoria Integrada.

Conforme a análise, os demais estados brasileiros precisarão de um maior impulso para recuperar os estragos provocados pela pandemia da Covid-19 na economia.

Dentre os estados analisados pelo economista da Tendências Lucas Assis, Mato Grosso do Sul deve ser o Estado mais resiliente no biênio 2020-2021 e deverá exceder em 2,7% o PIB de 2019.

O desempenho, segundo ele, será reflexo do avanço da produção agropecuária e da produção industrial.

"Com localização privilegiada, próxima de São Paulo, a indústria de celulose do Estado deve ser favorecida pela expectativa de ampliação da demanda asiática por papel tissue, pela tendência estrutural de substituição do plástico por produtos de papel e pelo câmbio brasileiro desvalorizado", explica Assis.

Ainda conforme ele, Mato Grosso e Goiás também serão beneficiados pela estrutura produtiva da região, pouco sensível à dinâmica nacional.

O estudo mostra ainda que, na região Centro-Oeste, o único que deve ter um desempenho negativo é Distrito Federal, em razão de sua dependência dos serviços públicos.

PIB do campo

No início do mês, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que o chamado Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Mato Grosso deve crescer 19,3% em 2020 na comparação com o ano passado, chegando a um montante de R$ 129,83 bilhões.

Conhecido como o PIB do campo, o VBP mede o quanto a produção agrícola gerou de riqueza em um ano.

Clique AQUI e veja reportagem na íntegra.

 


1070x100

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo