Denise (MT), 20 de fevereiro de 2020 - 05:56

? ºC Denise - MT

Acontecimentos

13/02/2020 11:58

Arraias são pescadas na prainha do rio Santana em Nortelândia

Apesar do ocorrido,não houve nenhum incidente registrado de pessoas ferroadas pelo peixe.

Segundo informações os peixes foram pegos o rio Santana, próximo a Prainha de Nortelândia.

Entenda e saiba como acontece o ataque:

A arraia pode ter até três ferrões serrilhados e pontudos, com glândulas de veneno que provoca necrose no local afetado e dores fortíssimas.

É comum o ferrão quebrar dentro da pele. Se o ferimento não for logo tratado, pode desencadear infecções secundárias e tétano.

Ainda que as arraias não sejam agressivas, é comum elas se defenderem dos “pisões” de pescadores, ribeirinhos e banhistas distraídos, chicoteando com sua cauda contra os que as machucam.

O sofrimento causado por uma ferroada de arraia é tão intenso que a vítima muda de comportamento, chegando até a bater a cabeça na parede em desespero.

Muitos relatos foram feitos por pescadores que ao entrarem em algum rio pisam sobre estes seres, devido ao hábito destes animais estarem constantemente enterrados no fundo dos rios, e por um ato de puro reflexo, introduzem a sua cauda geralmente no tornozelo do pescador, sendo que este sentirá uma dor muito aguda que pode ser seguida de vômito, aumento da freqüência cardíaca e se houver alguma infecção ou sangramento deve ser tratado por um profissional da saúde, sendo que o local da picada deve ser observado atentamente para notar se não há nenhum espinho remanescente.

A primeira medida após um ataque de arraia deve ser emergir o ferimento em água quente, pois uma das características do veneno de peixes é ser termolábil – o calor pode degenerá-lo e diminuir a dor, embora não seja capaz de evitar a necrose. Em seguida, a vítima deve procurar atendimento médico para radiografar a parte afetada e receber medicação com antibióticos.

Até o momento, porém, não foi desenvolvido soro para ferroada de arraias. A não produção se justifica pelo número reduzido de acidentes relatados (embora não se conheça a real dimensão do problema) e pelo fato do veneno não ser letal, como o de algumas cobras.

 

 

 

 

Fonte: Click Nova Olimpia


1070x100

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo